Oui, je suis en France!

Até que enfim, cheguei em Nice! Na verdade, estou em Carros Village [ vide foto ], uma cidadezinha bem próxima a Nice, onde estou "hospedada".


Começando pelo começo [ redundância proposital! ], a viagem. Uff, a viagem... Três vôos em pouco mais de 24 horas... É uma luta, como diria Leo!


Saí de Ilhéus dia 23, às 11:30 com destino a Salvador para pegar o passaporte que ficou pronto bem rápido, em cinco dias já estava pronto. Primeira viagem de avião e sozinha! A passagem de Paolo, meu digníssimo, não pode ser comprada de Ilhéus a Nice, por um erro do sistema da TAM, filiada da Tap. Ele pegou um ônibus até Salvador, e eu fui par avion. Claro que fazendo aquela cara de "eu sempre faço isso", até a hora

da decolagem, onde a máscara foi por ar a cima! Hehehehe! Mas depois foi tudo tranquilo. Cheguei em Salvador lá pra umas 12:20 e fui buscar meu passaporte no Shopping Barra. Passei um tempo na casa de uns "parentes" e fomos para o aeroporto umas 10 da noite. O vôo até Lisboa sairia às 23:55, mas devido ao tempo aqui na Europa, tivemos que sair às 01:20. Isso de tanto esperar é um saco!

De Salvador à Lisboa são um pouco mais de 8 horas de vôo. Chatiinho pelo tempo longo, mas compensado pelo belo serviço da TAP. Apesar de ser a companhia que tem vôos mais baratos, o atendimento é muuuito bom, desde o check in até o desembarque. As refeições são legais também, rs! =P

Em Lisboa, com aquele povo todo com aquele sotaque todo [ a gente quase acostuma a falar que nem eles ], ficamos durante pouco mais de uma hora. Me surpreendeu a higiene dos banheiros do aeroporto: super sujinhos! Além de uma tal reforma pra deixar o aeroporto "funcional": depois do desembarque, você tem que andar por vários corredores até chegar a alfândega.
Os portugueses geralmente são simpáticos, porém com brasileiro o orgulho passa um pouco do limite. :S

Embarcamos para Nice às 14:45. Depois de duas horas e 50 minutyos de vôo, finalmente chegamos a Nice. Um frio medonhoo, 8 graus e muita chuva... E eu morrendo de frio! Ainda bem que o socorro não demorou a chegar! Viemos de carro para Carros Village, isso durou cerca de uma hora. Dentro do carro, eu vim observando tudo e falando pouco [ meu francês não passou de echanté e merci ]. Fiquei pasma quando paramos em um semáforo e eu vi bastante lixo no chão! E eu super achando estranho! Mas me explicaram que ali onde estavamos era uma área habitada por árabes, e que os eles não gostam muito de limpeza. Falando em árabe, uma coisa que rapidamente se percebe ao chegar na França: eles são considerados uma verdadeira praga por aqui! Segundo os franceses com quem conversei, eles vivem as custas de atividades clandestinas [ leia-se roubo e tráfico de drogas ] ou de benefícios governamentais [ essa foi a parte que eu não entendi ], não fazem nada o dia todo, inflam a população [ tem muitos filhos ], geram gastos pro governo e por aí vai. Os bairros mulçulmanos são praticamente as favelas do Brasil, com a vantagem de terem um visual mais bonitinho [ parecem condomínios de classe beixa no Brasil ].

Cheguei já pro "Nöel" e fui muito bem recebida. Em lugares abertos, os franceses são muito bem educados, porém bem fechados [ típica cultura francesa ]. No ambiente familiar são bem receptivos. Eu, que cheguei falando só merci, agora já tô bombando na conversa! O que não sei, me ajudam e consigo manter uma cominicação legal. Eles são bastante curiosos a respeito do Brasil, então dá pra conversar sobre muita coisa. E novamente o que chama muito a atenção é a educação e o respeito: Não há quem passe na rua e não te cumprimente com um "bonjour", desde a criança até o mais idoso.

Bem, estranhei certamente o Natal aqui. É tipicamente familiar e tradicional. Um jantar [ com entrada, prato principal, sobremesa e queijo, pão e vinho pra finalizar ], conversas e risadas e entrega de presentes.

Essa semana vou tentar me adaptar ao clima. Desde que cheguei aqui não vi temperatura maior que 14 graus, o que pra mim já é mega frio! [ Sai do Brasil com 36 graus ]
Ainda não deu pra conhecer quase nada, e o belo mar de Nice, eu só vi ao longe [ da sacada da casa se tem uma vista ampla e linda do mar ], mas no próximo post já devo ter visitado o Museu de Arte Contemporânea de Nice e a orla da cidade, duas atrações turísticas da cidade.

E para todos, um "Joyeux Nöel"! Até a próximo post gentenn!

À bientôt mes amis! ^^

7 comentários:

Laís Lewicki "Polly" disse...

Graziee!!

Não falo com vc desde a última semana de aulas... Não sabia que sua viagem tinha saído mesmo... Que lindoo! Que bom!! Que alegre que eu fiquei agora! Eita que presentão de Natal!!

*.* ownn... Imaginei dona Grazi na França toda chique e falando francês com os nativos...

No próximo post eu quero fotos! Assim não preciso ficar imaginando vc na França.. Quero ver tudinho! Um feliz Natal pra vc!

Beijoo!

Laís Lewicki "Polly" disse...

By the way, primeirinha!! =D

Rubens Junior disse...

Graaauubi!
Muito massa seu post! Legal, que veio com informações sociais, imigracionais, temporais, Natais.... e td mais!
Deve ser muito bonito o lugar onde vc está pela imagem e pelo google... Uhh! E quanto ao clima kkkkk como diria minha vó, vc não "estoporô" não??
diferença retada e menos de um dia!

felicidades aí Grazie! ahhhhh e põe mais fotos do lugar mulher!

Nylle disse...

Graaaaaaziii!!!!Vc ja chegou!Q emocionante!!!Ai...Adorei ler seu post!Quero mesmo saber da Franca..O friozinho dai pq aqui eu so vi frio uma semana.Agora voltamos aos 26 graus..rsrs
Beijos e sucesso!Ah,ai ficar qnt tempo ai?

Milli disse...

Graziiiiiiiiiiiiii... muito bom saber como estão as coisas ai!! Melhor ainda foi saber q o lanchinho da TAP é bom hahaha Vou pegar esse voo tb... tomara q n atrase tanto!!! rs Aproveite bastante. Nice parece ser um sonho... coloca ftinhas aq depois!!! bjao

Gy disse...

menina me conta isso tu foi pra franca com seu amor???!1Ai que sonho!!!!!!Quero saber detalhes!!Posta de novo com mais noticias pleaaase!!

Rayssa disse...

Nossa... Amei a idéia de do blog!!!
Boa sorte, Grazi!!! Já disse: aproveita TUDO! hehehehe Eu já estou lendo aqui e morrendo de vontade de voltar!

Postar um comentário