Ça va bien en France!



Bounjour pessoal ! Hoje estamos completando 15 dias de França, passou muito rápido. E tenho certeza que os próximos meses vão voar também. Nesses 15 dias, muitas coisas aconteceram, conhecemos Paris de ponta a ponta (é muito fácil andar de metrô), pegamos MUITO frio (e continuamos pegando), comemos muitas coisas diferentes, andamos muito, chegamos em La Rochelle, fomos na universidade, passeamos pelo centro da cidade, fizemos compras (a França TODA está em liquidação), pegamos ônibus, abrimos uma conta em um banco daqui, fizemos um seguro saúde daqui (mas já cheguei aqui com dois, agora tenho 3) e comprovamos que alguns ‘mitos’ em relação aos franceses é verdade. Um deles é que eles realmente andam com as baguettes debaixo do braço sem nenhuma proteção. É isso mesmo, o pão debaixo
do braço sem estar dentro de um plástico ou de um saco de pão. Alguns não botam de baixo do braço, levam na mãozona mesmo, também sem nenhum saquinho pra variar. É a mão suja da rua, de dinheiro e etc direta ali na comida.
Falando em comida... Voilà! Os franceses são bons de cozinha mesmo! Já comi muita coisa deliciosa por aqui. Achei o iogurte daqui mais gostoso do que o nosso – tem MUITA opção no mercado, só de Activia eles devem ter umas 15 opções e olha q nós tbm temos mtos tipos (tá, tudo bem, eu sei q a Danone é francesa, mas mesmo assim) os congelados são muito bons também, não sei se são melhores pq não costumava comer aí. As saladas são magníficas, já comi tanto em restaurante quando comprei pronta no mercado, amei! E não são caras.
Adorei a comida da universidade, tem uma entrada, o prato principal e uma sobremesa. Tudo isso por 2.90, a comida que já é gostosa e saudável fica ainda mais irresistível com esse preço.
Os estudantes aqui tem desconto em muuuuita coisa. Pra vcs terem uma idéia, até no SUBWAY eu tive desconto. Ganhei um cartão fidelidade lá também, que depois de ir 8 vezes, a nona é inteiramente grátis.
Vcs já ouviram falar de macarron? (são esses aí na foto) Ahhh, por favor comam. Botem isso na lista das coisas q vcs tem q fazer um dia na vida. É caro e pequeno, mas é uma delicia. E vale MUITO a pena. Ne Milli?
Pra mudar um pouco o foco desse papo alimentício, o ponto de ônibus tem um painel dizendo quanto tempo falta p o ônibus chegar. Não sei se isso é novidade p vcs, mas pra mim foi! Achei massa, na minha época na Dinamarca, isso não existia.
Ontem o tempo estava maravilhoso, estava em torno de 9 graus (sim,podem rir, pq ate eu acho graça em dizer isso) foi quente o suficiente para eu andar com um só casaco, tirar as luvas e o gorro e sair por ai aproveitando o dia. Para quem só estava em abaixo de zero nas ultimas duas semanas, 9 graus é o paraíso. De verdade.
Vou ficando por aqui, depois apareço com mais novidades. Beijos a todos! ;)

7 comentários:

Anônimo disse...

Oi pessoal.Tenho acompanhado o blog de vcs e tenho gostado mto.Me chamo Fábia e fiz vestiba pro LEA esse ano.Gostaria de saber qual estágio vcs estão fazendo,se de vivência linguística ou profissional,e se em La Rochelle pode-se fazer estágio linguístico e profissional juntos?
Desde já agradeço!
abraço

liz sampaio disse...

Oi fábia!
Que bom que escolheu o LEA, tenh certeza qeu voce vai gostar.E obrigada por visitar blog, ele foi feito para inspirar pessoas como voce! A sua visita e comentario são muito importante para nós.
Olha só, as pessoas que estão nos EUA e na França etão faznedo o estagio de vivencia linguistica e nós na Argntina, estamos faznedo os dois em um, linguistica e profissional.
Se precisar de qualquer coisa pode mandar email pra mim lizshow@hotmail.com
Abraços

Anônimo disse...

Obrigada!:)

Liz Sampaio disse...

lidiaaaaaaaa....assim nao da neh...so gostosuras aih...engordei de ler!

Jel disse...

OI,
Encontrei o blog hje, por acaso, estava no orkut de uma amigo meu, quando vi a sua foto em paris..me chamou a atençao.Sou apaixonada por viagens, apesar de ainda não ter "cacife", para viajar tanto. Mas já fui a Paris, me diverti, com os seus comentários..nossa como o centro é pequinininho, né! Fui como mochileira mesmo...rsrr..eu e uns amigos, experiência maravilhosa. Na verdade..eu morei durante 3 meses na Espanha..em Salamanca...se vc for dá um pulinho na Espanha, vá a Salamanca, é patrimônio da humanidade...muito bom..né. è uma cidade universitária..pessoas de todo o mundo..pode ter certeza que vc vai encontrar lá..A noite lá tb é muito bom tem movimentos para todos os gostos, tem barzinho com músicas Brasileiras..tenho amigos lá.

estarei sempre lendo o blog...me diz como vc foi parar ai..eu ainda tenho vontade de voltar..para viver novas experiências.

Bjos..vou te add no orkut..se não tiver problemas para ver as fotos...ok!

Anônimo disse...

oi Jel!
pode add sim! as fotos tao legais :D
beijao
meu orkut eh L. M.
beijos
lidia

Tainá disse...

Comi dois desses hj com Lidião! Pense num trem BOOOOOOOMMMM! Não sei nem explicar.. simplesmente experimente! :9

Postar um comentário