Humildade Experience


Oi genteee! Uma cara que eu nao posto aqui neh?! Mas vamos la entao...

Bom...quando voce vem pra outro pais num programa de intercambio de trabalho, voce cria na sua cabeça uma ideia de como sera a sua viagem. Eu por exemplo, pensei: vou ter dois empregos, ganhar muito dinheiro, e poder viajar pra caramba! Vou ficar cansada, claro, mas mesmo assim ainda vou poder curtir muito. Bom, aí eu cheguei aqui.


A vida de intercambista de trabalho eh muito mais dificil do que qualquer um imagina. Nao eh curtiçao adoidada como nos pensamos que eh. Nao eh so coisa boa. Muito pelo contrario. Apesar das coisas ruins, tem coisas
boas. A começar pelo tipo de emprego que a pessoa se sujeita: garçonete, manobrista, faxineira, lavador de prato...nada contra a quem desempenha essas funçoes no seu dia-a-dia normal, claro - inclusive pq depois de fazer esses trabalhos vc percebe o quao digna a pessoa tem que ser -, mas nos estamos dentro da pequena parcela de jovens brasileiros que estao cursando um terceiro grau. Nos, e nosso pais, ralamos MUITO pra conseguirmos essa proeza. Pessoalmente falando, estudei pra CARAMBA durante a facul, nunca fiquei de final, trabalhei como tradutora do centro de traduçao da universidade, na LEA Junior, e estudei MUITO por fora pra conseguir ser capaz de trabalhar com comercio exterior, mesmo nao tendo muitas disciplinas do assunto no curso. Aí, voce chega nos EUA e ve gente que nao tem estudo nenhum mandar em voce. Te tratar como se voce dependesse daquele emprego pra sobreviver, quando na verdade ninguem que ta aqui precisa. Ninguem aqui precisa se submeter a nada do que esta passando. Estamos aqui por que escolhemos estar, e somente por isso.


Ao falar tudo isso pode parecer que nao vale a pena estar aqui. De alguns pontos de vista realmente nao vale. Mas alem da vivencia no ingles, e do dinheiro que é bom, o principal desse intercambio eh a liçao de vida. Eu nao sou filhinha de mamae, desde pequena ja era independente, sempre lavei prato, arrumei casa, limpei banheiro e lavei roupa. Minha mae sempre me ensinou que a vida poderia dar voltas, e que eu devia estar preparada para o que viesse. Entao nao eh como se eu estivesse dizendo tudo isso por que nunca "vi a vida como ela eh". So que cara, voce se preparar tanto para ser reconhecida pelo que voce faz, estudar tanto para poder ter um trabalho que goste e que lhe de dinheiro, e chegar aqui pra se submeter a um trabalho que nao eh nada do que voce esperava eh realmente muito dificil.

Eu tenho dois empregos, como planejava. Um em um hotel e um em um restaurante, os dois de garçonete. Na noite da virada, trabalhei no restaurante. Estavam todos super felizes, acreditando que ganhariam muito dinheiro, e eh claro, eu tambem. Haveria uma especie de buffet, em que as pessoas teriam direito a entrada, prato principal e sobremesa. Ou seja, a gente ganharia vendendo bebida. No fim, eu so fiquei com UMA mesa, na qual ninguem bebeu nada alem de agua, a noite TODA. Nao que o restaurante nao estivesse cheio: os garçons estavam todos loucos, pra cima e pra baixo, so que como eu ainda estava treinando, so me deram uma mesa. No fim da noite, me deram 30 dolares como "premio de consolaçao". 30 dolares eh muito pouco gente, voces nao tem noçao. Na noite anterior eu atendi so 4 mesas e ganhei 34 dolares de gorgeta. A minha vontade era a de jogar o dinheiro na cara da minha chefe e dizer que eu nao precisava daquela esmola, sair dali e nunca mais voltar. Mas engoli o pouco orgulho que tenho, peguei o dinheiro, e vim pra casa.

Dai vem o aprendizado. Eu poderia muito bem ter agido de cabeça quente, e nao voltar mais la, como Julia, uma russa que tambem estava treinando fez. Naquele momento eu tive que fazer uma escolha, me levar pelo orgulho, ou o engolir por saber que eu ganharia muito mais continuando la. Na hora eh muito dificil mesmo, so que hoje vejo que fiz a escolha certa.

No fim das contas, esse programa acaba se chamando Humildade ao inves de Work experience. Voce passa a dar valor a cada pequena coisa que tem em casa, a dar muito mais credito a cada trabalhador dos bastidores. Eh uma liçao a cada dia, e cada vez que eu reclamar por ter que acordar cedo para trabalhar com COMEX, vou lembrar que tinha que acordar 04:30 da manha pra limpar mesas e servir os outros. Acho que vou me sentir mais realizada ainda, e grata por poder ter escolhido no que estou trabalhando, enquanto existem milhares de pessoas que nao tiveram a mesma oportunidade que tive.

7 comentários:

Liz Sampaio disse...

É , realmente, é um aprendizado de vida que a gente nunca teria se saisse da faculdade e fosse direto pra um bom salario e um escritorio com ar condicionado
Mas as coisas nao acontecem por acaso de jeito nenhum, e com certeza todos vcs vao voltar pessoas muito melhores!!

Boa sorte a todos, beijaooo

Nylle disse...

Isa, vc falou exatamente o que eu penso...E eh bom mesmo desmistificar q nao somos filhinhas de mamae ou de papai...SOu filhinha de uma mae e de um pai q trabalharam mto,suaram (e ainda suam) pra batalhar pelo meu sucesso junto comigo.Trabalho desde o comeco da faculdade, desde o primeiro semestre q dou aula de ingles,banca de espanhol e de ingles pra menino pequeno,Centro de traducao,LEA Jr.,...Nunca deixei de trabalhar pq sei q preciso pra conseguir alcancar meu sucesso.Mas eh um CHOQUE vc sair de casa,pagar pelo intercambio,sonhar horrores de coisas, e chegar aqui e lutar pra conseguir um emprego!Ficar feliz de trabalhar no Mc Donalds!Ou de camareira,q eh um dos meus empregos,pois como Isa tambem estou trabalhando em dois lugares.No mesmo restaurante q ela,como Hostess, e em um hotel de housekeeper(camareira).Ai vc pensa:QND NA SUA VIDA VC PENSOU EM PAGAR PRA SAIR DO BRASIL E SER CAMAREIRA?????
Mas apesar de tantos pesares,o WEUSA ta valendo!Nao pq eu to dando valor ao dinheiro q recebo pelo trabalho,pq isso eu sempre fiz, mas por perceber q eu posso engulir o meu orgulho,superar o fato de estar limpando cama e banheiro de um lugar q eu "poderia" estar de hospede e perceber o valor do trabalho daquelas pessoas q as vezes sao invisiveis pra gnt.
Eh isso.Um desabafo claro!Nem td acontece como no nosso sonho,aqui nao tem mar de rosas...Mas ter meus amigos comigo,ter com quem contar aqui.E voltar pra casa e saber q eu NUNCA MAIS VOU FAZER ISSO tbm eh mto gratificante!kkkkkkkkkkkkkk
Obrigada Isa..Eu realmente faco das suas palavras as minhas!

Graziê disse...

É gente, mega complicado hein?!?!

Pegando a deixa de Nylle, mar de rosas não existe em lugar nenhum! É barra pra quem quer chegar em algum lugar sendo honesto nesse mundo! E "filhos de papai e de mamae", bem, eu nunca vi ninguém dessa forma! Rs... Cada um batalhou de maneira diferente pra chegar onde tá, isso é tudo uma questão de escolha.

Admiro a atitude de Isa... Humildade é essencial nesses casos, e eu considero essencial sempre! Experiência de vida é o que se ganha, e saber como lidar com situações difíceis, não só profissionalmente, como pessoalmente. Isso que aconteceu mexe com o ego das pessoas, principalmente quando se sabe que podemos muito mais que aquilo! ^^

Ainda bem que vcs NUNCA MAIS VÃO FAZER ISSO hein Nylle?!?! ;)

Força meninas! Experiência é relamente o que a gente leva!

Grande BeijO*

Rubens Junior disse...

Obstáculos necessários para evoluir na vida. Desejo-lhes boa sorte meninas e fiquem com Deus

Gilmar disse...

Woowww que post, interessante parabéns!! Abriu os olhos de que pretende ir fazer intercambio e que pensa que tudo são flores.

Lara Gesteira disse...

Nossa, gente...não vou mentir que li nesse post tudo que já imaginava que acontecesse em um programa de WE...mas foi mto bom saber que apesar disso tudo ainda é uma experiencia que vale a pena! É interessante que se mostre os dois lados da moeda, afinal, a vida é repleta de situações como essas que vcs estão passando...Mesmo com um emprego melhor, trabalhando na área escolhida por cada um, por muitos momentos engoliremos sapos e teremos que deixar o orgulho de lado por um objetivo muito maior. O importante é saber contornar essas situações e aproveitar da melhor forma as escolhas feitas, tirando o melhor proveito de cada experiência que passamos.
Eu sei que apesar disso tudo vcs estão aproveitando os EUA da melhor forma, e espero que estejam felizes! Beijos a todos que estão aí aprendendo a cada dia! ;**
p.s.:inclusive Isadora olho junto mau caráter! eahuiehaueihaue

Jams disse...

Isa, fiquei emocionado com sua experiência!!! Meu Deus! Proteja quem faz Work Experience. Amém! Se fosse eu já tinha falado meia-dúzia de barbaridades... Parabéns, Isa! Você é retada!

Postar um comentário