Le sort est lancé!

Olá pessoal,

Vou começar pedindo desculpas por ter demorado tanto de escrever aqui, mas são juntamente os preparativos para a viagem que estão me consumindo horrores. Bem, agora falta pouco e eu vou vim sempre aqui atualizá-los. Aproveitando, quero parabenizar Rubens pelo blog, porque depois que as meninas chegaram nos EUA deu para gente sentir melhor que a idéia foi MARA! Estou muito feliz com as visitas recebidas.

Para aqueles que ainda não sabem, estou indo estudar um semestre na Université de La Rochelle (ULR), França, junto com mais 4 amigos (Antônio, Lídia,
Rodrigo e Tainá). No nosso caso, esse intercâmbio é graças a um convênio da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) com a ULR. Tudo começou no início do ano com a prova de seleção e desde lá só nervosismo. Como se não bastasse a tensão até a entrega do resultado, ainda tivemos que esperar até outubro para receber a confirmação final das bolsas. Depois de 6 MESES, só alegria , taxas e papelada, CLARO! rs

O nosso contato com a universidade francesa é feita basicamente por e-mail. Primeiro eles encaminharam um
formulário no qual a gente informava nossos dados pessoais, matérias que vamos cursar, espaço para assinatura do reitor, colegiado, etc. Com isso, eles puderam preparar nossa papelada (carta de aceite, comprovante de bolsa, reserva na residência universitária... ) lá na França. Assim que nós recebemos a carta de aceite a gente comprou nossa passagem, porque para comprar a passagem de estudante tem que comprovar que já está matriculado em alguma universidade e, além disso, a gente precisou da carteira internacional de estudante (a tal que Nessa disse que esqueceu de fazer aqui rs). Para encontrar uma passagem nessa época de fim de ano para Paris não foi brincadeira, viu? Tanto é que vamos ter que sair daqui no dia 30 de dezembro.

Os próximos passos, refentes ao visto de estudante, só puderam ser dados depois a documentação original chegou da França. Gente, não foi brincadeira não. Eu doida para poder resolver tudo, mas enquanto eu não estivesse com essa papelada em mãos eu não poderia fazer nada. Quer dizer, nesse meio tempo, eu DEVOREI o site do CampusFrance (http://brasil.campusfrance.org/), que é o primeiro passo para aqueles que desejam pedir o visto para França. Você tem que criar um espaço lá e ir preenchendo as informações. Surgirão mil dúvidas, mas você pode entrar em contato com o pessoal do CampusFrance mesmo que responde de forma muito clara e rápida, e tem também um manual bem detalhado de tudo que você precisa fazer para completar as etapas. Mandamos pelo correio algumas cópias de documentos para que o CampusFrance em São Paulo confererisse com as informações que a gente passou, pagamos a taxa (não poderia faltar, hein?) e como nós somos isentos de entrevista, porque já fomos aceitas em uma universidade de lá, acabou por aí mesmo. Falando assim parece rapidinho, né? Para vocês terem uma noção de como demora, eu criei o meu espaço no dia 29/10 e só conclui dia 30/11, quase um mês depois.

A partir daí que você encaminha as documentações para o consulado. No nosso caso, no Consulado Geral da França no Brasil em Brasília. Pagamos mais uma taxinha e encaminhamos tudo para lá semana passada. As documentações necessárias estão nesse site http://ambafrance-br.org/france_bresil/. Infelizmente, as dúvidas que surgiram nessa parte, não foram tão bem resolvidas como no CampusFrance. A gente contou muito com a ajuda de alunos do LEA que já foram para La Rochelle. Eu liguei 2 vezes para o consulado, Lídia ligou também, mas a pessoa que nos atendia não explicava muita coisa. Um perrengue só! rs Bem, a sorte está lançada pessoal. O consulado não dá informação sobre o andamento. Agora é só aguardar de 20 a 25 dias, como nos foi informado por telefone. Espero que não demore tanto porque se não eu vou pegar esse visto na boca da viagem hahaha Sem falar, que desde outubro do ano passado, os estudantes devem comparecer ao Consulado Geral para colher dados biométricos (digitais e foto). Estamos aguardando a convocação.

Só sei que depois de tanta espera, a gente agora recebe e-mail quase todos os dias com informações da ULR e da residência universitária. Eles encaminharam o contrato para a gente assinar, já entraram em contato para saber que dia vamos chegar e ainda disponibilizam uma aluna francesa que vai nos recepcionar e ajudar com as partes burocráticas da chegada (assunto para outra postagem rs). Achei isso MUITO BOM mesmo. Ela já entrou em contato, já tirou dúvidas e pareceu ser uma pessoa muito prestativa. Ela já passou um tempo estudando em Portugal, então sabe como é díficil no início.

Bem, para compensar esse "sofrimento" da preparação para a viagem, eu, Lídia, AJ e Rodrigo vamos ficar 4 dias em Paris logo na chegada (Nah só vai dia 18/01). MAL POSSO ESPERAR!!!! Nessa parte o santo google foi essencial. Além de ver as dicas de pessoas que já foram, a gente pode reservar o hostel pela net mesmo (se for bom eu indico para vocês depois hahaha). Acho que já falei demais... estou lembrando de mais mil coisas que não coloquei aqui, mas aí eu deixo para a próxima, ok?

PS: Faltam 24 dias...
bjão
Milli

14 comentários:

Liz Sampaio disse...

devo dizer: AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA-LE-Luiaaaaaaaa...auehauehau...tava demorandoooo!
Bienvenue Ramilli!

Liz Sampaio disse...

ahhhh, Mili, não esquec na proxima postagem de escrever "france" no espaço Marcadores, tah? ai a sua postagem fica na aba da frança!

Bjo

Rubens Junior disse...

Retadona! Feira Stna. rlz! Eu gosto é assim, chega e chega chegando! Um post para até quem nunca pensou em ir para França, já estar craque de td o processo.

Muito obrigado pelo elogio Ramilli, e que continuemos fazendo usufruto do negAWAY!
Para mim, ts isso está se mostrando uma feliz investida!

Au revoir!

Rubens Junior disse...

ahh! faço das palavras de Liz, minhas! do Aleluia ao marcador.

Milli disse...

Genteeeee... calma que agora esse marcador anda, viu? Vou falar com as outras meninas p deixarem suas msgs tb. Ah! Consegui colocar na aba França. A olho junto da Isa me ajudou!!! rsrsrs

Dani Garcia disse...

Ramilli nunca escrevia. Qdo resolveu escrever fez logo um Diário pré viagem!rsrsrrs

liz disse...

aeeeeeeeeeeeeeeeeee

Naldo Góes disse...

=]~

Samara Sousa disse...

Essa minha prima só me da orgulho =D

Unknown disse...

Mil adorei a postagem, super detalhada e bem informativa. Quando eu precisar ir a frança, já sei com quem falar. kkk
Boa sorte com o consuladoo e te vejo em ssa!!!
To esperando as proximas postagens.

Giovanni Gallindo disse...

Ave Google né?!
Pq o post de Milli tinha que ser o maior hein? Já sei... pq Gy ainda n postou nada! :)
Já tô com saudade de vcs... :(

Liz disse...

É mesmo, cade gyna hein????
Posta gynaaaaaaaaaaaaaaaaa

Milli disse...

Genteeeee.... Gyna está tendo problemas operacionais hahahaha ela n sabe como postar!!! Gio, ajuda ela aí rpz... e largue de coisa, q nem foi tão grande assim hauhauhauhauha

Tainá disse...

ADOREI, amiga! Isso aih, instruindo TODO MUNDO (desde a menor fomriga ao diplomata brasileiro) que quiser ir pra França, já sabe o que fazer! Essa é minha Matildinha mesmo!
:*

Postar um comentário